facebook

«

»

out 19 2015

Imprimir Post

A fisioterapia é uma das aliadas no combate à hipotonia

 

Uma das características mais marcantes da síndrome de Down é a hipotonia, que, mal explicando, pode ser entendida como uma espécie de moleza muscular. Depois das cardiopatias, sem dúvida, a hipotonia é o que de mais urgente precisa ser combatido. A moleza muscular é perceptível em todos os grupos musculares e será a responsável pelas dificuldades de deglutição, da fala e do desenvolvimento do aparelho locomotor. A fisioterapia é o remédio para a hipotonia.

O ideal é que a estimulação fisioterápica comece o mais cedo possível e que seja mantida até por volta dos 05 anos de idade. Os exercícios visam estimular para que as crianças com síndrome de Down possam alcançar algumas funcionalidades que são alcançadas pelas demais crianças de forma mais natural. A fisioterapia auxiliará que a criança com síndrome de Down consiga sentar, firmar o pescoço, engatinhar, ficar de pé, andar e correr, por exemplo.

As crianças com síndrome de Down, sem fisioterapia, conseguirá atingir os marcos que mencionamos acima, mas o fará muito depois do que uma criança sem síndrome de Down, o que dificultará a sua integração social. A estimulação fisioterápica irá tornar mais fácil o desenvolvimento da criança.

É muito importante que a criança com síndrome de Down mantenha contato com outras crianças, mas tal contato será dificultado, por exemplo, se todas as outras crianças na mesma faixa etária já estiverem correndo e a criança com síndrome de Down não. A exclusão será uma consequência da diferença no desenvolvimento. É triste, mas é a realidade.

Uma opção muito interessante é que a estimulação seja feita de forma domiciliar. Em tal condição, o fisioterapeuta poderá aproveitar o ambiente próprio da criança para realizar a estimulação. Outra vantagem é que a criança não terá o cansaço extra da locomoção até as clínicas de fisioterapia e não terá aquele ambiente próprio de clínicas. O tratamento parecerá menos com tratamento e assumirá um ambiente mais lúdico.

O Sistema Único de Saúde e os planos de saúde devem arcar com os custos das sessões de fisioterapia. É comum que os planos de saúde tentem limitar o número de sessões, mas tal limitação, como veremos em outros textos, não é admitida pela justiça. O SUS, caso não tenha estabelecimento adequado para oferecer a estimulação precoce pode ser acionado judicialmente para garantir o fornecimento do tratamento.

Link permanente para este artigo: http://sabermelhor.com.br/a-fisioterapia-e-uma-das-aliadas-no-combate-a-hipotonia/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>