facebook

«

»

out 19 2015

Imprimir Post

De onde vem o nome síndrome de Down?

 

Em 1866, o médico inglês John Langdon Down descreveu a síndrome que acabou recebendo o seu nome, a Síndrome de Down. A expressão DOWN se deve ao nome do médico responsável por descrever a síndrome e não se liga ao conceito de “baixo” ou “inferior” que poderia se inferir da tradução da expressão down da língua inglesa para o português.

A palavra inglesa “down” pode ser utilizada como substantivo, adjetivo, advérbio ou como verbo. Se alguém pretende descer uma escada, usará a palavra “downstairs”. A palavra down pode ser, traduzindo, utilizada como sinônimo para desanimo, para baixo e abaixar, por exemplo. Tais usos, todavia, não guardam nenhuma relação com a síndrome de Down, porque o Down, da Síndrome, refere-se ao nome próprio do médico que descreveu a síndrome pela primeira vez.

John Langdon Down publicou uma acurada descrição de um paciente com síndrome de Down (SD) em 1866. Em 1959, Jerome Lejeune caracterizou a síndrome como uma anomalia cromossômica, ao observar um total de 47 cromossomos nas células de indivíduos afetados.

John Langdon Down nasceu em 18 de novembro de 1828 e faleceu em 07 de outubro de 1896. Faleceu por causa da contaminação do vírus influenza. É autor de extenso e expressivo trabalho sobre crianças com deficiências intelectuais.

A síndrome de Down recebeu esse nome em sua homenagem.

Link permanente para este artigo: /de-onde-vem-o-nome-sindrome-de-down/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>