facebook

«

»

mai 13 2018

Imprimir Post

Fertilidade: Comer muito fast food pode reduzir a fertilidade das mulheres, diz estudo

Uma dieta rica em fast food b pobre em frutas pode ter efeito sobre a fertilidade das mulheres, apontou um estudo publicado no periódico Human Reproduction. O levantamento cruzou as informações sobre tempo e dificuldade para engravidar versus a alimentação auto relatada de 5.628 mulheres.

— O curioso é que o estudo mostra dois desfechos: o tempo para engravidar e que essas mulheres ficaram mais inférteis — destaca a ginecologista Rafaella Petracco, médica do Fertilitat – Centro de Medicina Reprodutiva.

Conforme os dados apurados, aquelas mulheres que consumiam muito fast food (quatro ou mais vezes na semana) demoravam cerca de um mês a mais para conseguir engravidar em relação àquelas que não o faziam. No entanto, a maior diferença foi vista na questão da fertilidade: as consumidoras de comidas gordurosas e processadas eram entre 4% e 8% mais inférteis em relação às demais.

— A suspeita é de que, quando se tem muita gordura saturada e açúcar circulando no organismo, a qualidade dos óvulos piora. Isso porque o ambiente se torna mais tóxico para o óvulo e dificulta a fertilização — explica Rafaella.

Segundo a pesquisa, tanto mulheres que tentaram engravidar naturalmente quanto aquelas que recorreram a algum tratamento sofreram as consequências da má alimentação.

Apesar dos resultados, o estudo tem suas limitações, dizem os próprios autores. Uma delas é que  foi baseado na lembrança das mulheres sobre a dieta que seguiram antes da gestação

Alimentos pró-fertilidade? 

Se o excesso de hambúrgueres e batatas fritas parecem prejudicar a fertilidade, será que existem alimentos que colaboram com a gestação? Segundo Rafaella, esse tema é amplamente discutido, entretanto, nenhum estudo foi capaz de comprovar a eficácia de determinado alimento.

— Não há nenhum alimento pró-fertilidade. Sabemos que uma alimentação saudável, com ingestão de fibras, frutas, legumes, verduras, peixes e ômega-3 propiciaria um ambiente mais compatível com a gestação — conclui.

Fonte: Zero Hora – Ricardo Duarte / Agencia RBS

Link permanente para este artigo: http://sabermelhor.com.br/fertilidade-comer-muito-fast-food-pode-reduzir-a-fertilidade-das-mulheres-diz-estudo/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>