facebook

«

»

jan 02 2018

Imprimir Post

O que dizer aos pais de filhos com síndrome de Down?

Quando os familiares e amigos recebem a notícia de que uma criança nasceu com síndrome de Down é um momento bastante estranho e que deixam as pessoas sem saber o que dizer e, especialmente, o que não dizer. Por essa razão, para auxiliar os amigos e familiares dos pais de crianças nascidas com deficiência, a Sociedade Canadense de Síndrome de Down lançou uma campanha denominada “anyting but sorry”, em tradução livre, “tudo, menos sinto muito”. A intenção da campanha é ensinar as pessoas a como responder ao nascimento de uma criança com deficiência.

Entende-se que as pessoas não estejam preparadas para a situação e é natural que sintam algum desconforto. As pessoas não querem ofender, apenas não sabem o que dizer. Todavia, certamente, dizer “sinto muito” não é a atitude correta. Também não diga que o recém-nascido tem cara de joelho, ainda que ele tem cara de joelho. Não diga que crianças especiais somente vão para famílias especiais. A criança com síndrome de Down terá algumas dificuldades, alguns cuidados especiais terão que ser adotados, mas não é um infortúnio, um sinal de má-sorte e muito menos uma espécie de castigo divino, pelo qual se deva ter qualquer lamentação.

A atitude correta é agir como se agiria diante do nascimento de qualquer criança. A criança com deficiência é uma criança como qualquer outra. Parabenize os pais pelo nascimento. Destaque as semelhanças físicas entre a criança e os pais. Aja naturalmente, porque o nascimento de uma criança com deficiência é algo natural. No Canadá, estima-se que existam cerca de 45 mil pessoas com síndrome de Down, que é a alteração genética mais comum entre os humanos. As estimativas é de que a cada 780 nascimentos, uma criança tenha síndrome de Down.

A campanha canadense é bem simples. Adultos e adolescentes com síndrome de Down ensinam o que deve ser dito. E as respostas são hilárias e mostram um fino senso de humos. Um deles sugere que se pergunte à mãe se a “vagina ardeu”, o outro, sugere que se pergunte se os pais estão preparados para trocar as fraldas ou para passarem as noites acordados e sem vida sexual. Uma outra sugere que se diga que criança linda! Quer vender?

No final, a mensagem é muita clara e direta. A vida e o nascimento de qualquer criança deve ser celebrada. Assista ao inspirador vídeo da Campanha no You Tube, ainda que você não entenda nenhuma palavra em inglês.

Link permanente para este artigo: http://sabermelhor.com.br/o-que-dizer-aos-pais-de-filhos-com-sindrome-de-down/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>