facebook

«

»

nov 10 2015

Imprimir Post

Parabéns, o seu filho tem síndrome de Down!

A chegada de um filho ao mundo é um evento marcante, que traz felicidades e uma certa dose de preocupação. Quando a criança nasce com síndrome de Down, especialmente quando médicos dizem o famigerado “sinto muito”, por causa da síndrome de Down, a recepção ao recém nascido torna-se ainda mais desafiadora. No lugar do tradicional “parabéns”, os pais de crianças com síndrome de Down costumam ser sufocados com estatísticas e prognósticos.

Um projeto da Filadélfia, nos Estados Unidos, tem por objetivo acabar com ou, no mínimo, minimizar os efeitos do “sinto muito”. Em um acampamento para jovens adultos com síndrome de Down, os jovens escrevem cartas para os pais de recém nascidos com a síndrome de Down, levando a eles uma mensagem singela, mas animadora: PARABÉNS!

Um dos responsáveis pela ideia, Jenni Newbury Ross, disse que “durante toda a vida ouviu a história de como os seus pais receberam a notícia de que o seu irmão Jason tinha síndrome de Down”. Seus pais receberam condolências e foram informados de que não eram obrigados a levar Jason para casa. Dias depois, uma enfermeira, mãe de uma criança com síndrome de Down, foi à residência da família e mostrou fotografias de seu filho jogando beisebol. Esta enfermeira, para os pais de Jason, apresentou o potencial que o recém nascido poderia ter, ao invés de simplesmente apresentar probabilidades estatísticas.

O projeto parabéns, através de cartas redigidas por pessoas com síndrome de Down, é projetado para inspirar, incentivar e dar boas vindas aos novos pais e irmãos da criança com síndrome de Down à comunidade. Abaixo, a reprodução, traduzida, de uma das cartas:

Eu quero que você saiba que a minha mãe estava com medo no início. Ela teve muitas preocupações. As pessoas diziam que eu não era perfeito. Eu entendo o que se sente ao ser deixado de fora. Mas agora eu estou orgulhoso de ser um defensor e ter amigos como Nathan. Seu filho vai ser bonito e maravilhoso e uma bênção. O seu filho irá ajudá-lo a descobrir a sua própria verdade. Eu amo minha vida. Todas as coisas que eu faço me ajudam a provar que o seu filho vai ser incrível.

Por meio deste singelo, mas profundo gesto, o projeto parabéns auxilia os pais de crianças com síndrome de Down a vislumbrarem a esperança, as oportunidades que os seus filhos terão.

O texto original pode ser visto no link: //www.phillyvoice.com/down-syndrome-congratulations-letters-new-parents/

E a propósito, parabéns a você, novo ou antigo pai, mãe, irmã, irmão, parente ou amigo de uma pessoa com síndrome de Down.

Link permanente para este artigo: /parabens-o-seu-filho-tem-sindrome-de-down/

1 comentário

  1. Joana Darque de christo

    meu filho e meu maior orgulho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>