01 dica infalível para ter sucesso na vida e nos negócios

01 dica infalível para ter sucesso na vida e nos negócios

27 de agosto de 2019 0 Por Saber Melhor

Ganhar dinheiro exige talento e organização, porque não basta uma boa ideia. É preciso gerenciar adequadamente. Otimizar recursos humanos e materiais. Administrar talentos é uma arte. Se você tiver domínio para administrar talentos e recursos, como consequência natural, alcançará sucesso pessoal e profissional. Ao final deste texto, você terá mais aptidão para ter sucesso. Continue conosco, porque você terá muitos benefícios se aplicar isso na sua vida e em seus negócios.

A expressão popular “matar a galinha de ovos de ouro” é conhecida. O mau administrador de talentos é o exemplo a não ser seguido, porque ele só colhe fracassos e infelicidade. Seguramente você não é estulto e está lendo esse texto porque busca auto aperfeiçoamento. Acima de tudo você não quer ser o assassino da sua fonte de sucesso.

O que é sucesso?

O que é sucesso? A resposta é subjetiva, porque uns dirão que é ser feliz. Outros vão dizer que ter sucesso é amealhar dinheiro, porque o dinheiro traz tudo o que você precisa. Genericamente, por exemplo, sucesso é obter o máximo resultado com o mínimo de esforço. Uma compra bem-sucedida é a que se paga o mínimo possível e leva-se o máximo. Em contraste, uma boa venda: a que se recebe o máximo e se entrega o mínimo.

Ainda há um componente ético, porque o sucesso não pode ser às custas do fracasso do outro. Os interesses podem ser opostos. Desnecessário que sejam equivalentes. O sucesso exige equilíbrio entre interesses sem equivalências e até opostos. 

A legislação brasileira diz que para que se tenha equilíbrio é preciso que todos tenham boa-fé. O significado da expressão: honestidade. Lealdade também é um bom nome.

Exemplo

Não faltam exemplos de pessoas que matam a galinha dos ovos de ouro. Recentemente, uma empresa inexpressiva conseguiu excelentes colaboradores. O trabalho teve um ganho de qualidade. A produtividade disparou. O lucro aumentou, fazendo com que a empresa obtivesse certa projeção.

A ganância cegou os donos da empresa. Deixavam de pagar o combinado. Atrasavam pagamentos. Exploravam. Agiam de forma tosca, porque nunca perceberam que não eram os canalizadores do sucesso.

Como consequência, os colaboradores pediram demissão. O dinheiro é um bem que agrada por certo tempo, pois todos precisam dele. Mas, no geral, o que move as pessoas é a satisfação pessoal.

Sem os colaboradores, a empresa despencou, em outras palavras, matou a galinha dos ovos de ouro.

Trate bem quem lhe trata bem. Conquiste os demais.

Trate bem, quem lhe trata bem. Conquiste os demais. Isso vale para a vida comercial. Também se aplica na vida pessoal. Cuide de quem cuida de você. Por exemplo, dedique mais tempo aos seus amigos, familiares e parceiros de jornada.

A empresa que não cumpria o combinado, como era de se esperar, não aprendeu a lição. Poucos aprendem com os próprios erros, pois isso é uma virtude rara.

Após a saída dos colaboradores, como revanche, os retaliou. Reteve pagamento. Negou direitos. Sentiu-se superior por ter o controle financeiro. Esqueceu que outros colaboradores e parceiros iam perceber o comportamento desleal. Difícil explicar porque a falta de visão é algo tão comum.

 O que acontece uma vez, pode não acontecer a segunda. O que acontece duas vezes, consequentemente acontecerá outras. Em uma sequência curta de tempo, a empresa deu mostras de desonestidade, porque agiu com deslealdade, falta de boa-fé e agiu emotivamente, sem estratégia.

Falta de caráter é algo que marca qualquer pessoa, física ou jurídica, de forma permanente, porque é um atestado de que diante de uma oportunidade não evitará em causar prejuízo aos que com ela mantém qualquer espécie de relacionamento.

Falta de gestão. Uma empresa precisa saber gerenciar crises e achar uma solução rápida para os problemas, porque perpetuar conflitos é comprometer os demais campos de atuação. É perder tempo e, como todos sabem, tempo é dinheiro.

Falta de visão. Os colaboradores e parceiros que ficaram já sabem o que lhes reserva o futuro, porque a empresa projetou de forma nítida a postura belicosa e problemática que lhe rege. Todos que negociam com a empresa

Aplique e tenha sucesso

Em conclusão, quer ganhar dinheiro, obter respeito, crescer, primeiro proporcione aos outros a possibilidade de ganhar dinheiro, respeite e fomente crescimento. Honestidade, lealdade e boa-fé são ingredientes do sucesso. A Lei de Reciprocidade resolve o resto. O principal talento administrativo, seja no mundo negocial, seja na vida pessoal, é o de não matar a galinha dos ovos de ouro e de não se relacionar com quem comete tal estupidez.

Bônus para obter sucesso

Para ter sucesso é preciso atrair a lei da reciprocidade. Ajude outros a ter sucesso, porque o sucesso voltará para você. Sabe como você pode ajudar outros a ter sucesso? Compartilhe com eles essas dicas em todas as suas redes sociais.

Compartilhe