A palavra retardado é ofensiva, pare de usar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
A palavra retardado é ofensiva

A palavra retardado é ofensiva e desrespeitosa para os indivíduos com deficiências intelectuais. É usada para ofender e insultar. A expressão retardado mental já caiu em desuso para se referir às deficiências intelectuais. Pare de usar a palavra retardado. Se quer usar uma palavra com a letra R, use respeito.

A origem da palavra retardado

A língua sofre evolução. O verbo retardar significar tornar lento. Retardado era usado para expressar alguém de pensamento mais lento. A palavra retardado, quando começou a ser utilizada, tinha a intenção de substituir palavras mais ofensivas.

A palavra retardado foi introduzida como um termo neutro pela “American Association on Mental Retardation” em 1961 e passou a ser utilizado pela Associação Americana de Psiquiatria no manual de diagnóstico e estatísticas das desordens mentais.

Com o tempo, e com o preconceito, a palavra retardado passou a ser utilizada como insulto, como sinônimo de estúpido ou idiota. Como se percebe, é fácil entender as razões de a palavra retardado ser ofensiva.

Eliminando a palavra retardado do nosso cotidiano

Em 2010, defensores das pessoas com deficiências intelectuais começaram a trabalhar para suprimir a palavra retardado da terminologia médica. Em 2010, uma lei, denominada “Rosa’s Law” baniu a expressão retardo mental de todas as leis americanas.

Nova terminologia foi adotada em 2013, na 11ª edição do manual de diagnóstico e estatísticas das desordens mentais. Em 2015, o Código Internacional de Doenças passou a utilizar as expressões desordens do desenvolvimento e deficiência intelectual.

Mais do que leis, se algo é ofensivo para outra pessoa ou grupo de pessoas, o bom senso exige que a eliminemos.

Protestos contra a palavra retardado

Nos Estados Unidos, Canadá, Europa e na Oceania os grupos de apoio as pessoas com deficiência intelectuais são mais organizados do que os grupos brasileiros. Através de protestos e boicotes as marcas, já conseguiram erradicar a palavra retardado de anúncios comerciais, programas de televisão, shows e espetáculos. A palavra com R (R-Word) praticamente não mais é utilizada.

No Brasil, a palavra retardado é ainda utilizada com viés ofensivo em diversos contextos sociais. Não apenas a palavra retardado, mas ainda é comum que se faça referência a doenças ou condições médicos para ofender outros. Um exemplo, é dizer que alguém é autista, para se referir a alguém sem noção ou leproso, para se referir a alguém de quem se deve manter distância.

Qual palavra devemos usar com a letra R?

O dicionário da Língua portuguesa nos oferece uma gama de palavras com a letra R. Passemos a usá-las para transformar a sociedade em um lugar melhor. Segue uma pequena lista de palavras com R que você deve pensar antes de utilizar a palavra retardado:

  • Respeito;
  • Reciprocidade;
  • Responsável;

Seja respeitoso, trate todos com igualdade e consideração. Respeito gera respeito e isso se chama reciprocidade. Vigie e não use um termo que ofende as pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, seja, socialmente responsável.

Fonte: Very Well Family e redação

Leia também: Crianças autista consegue salvo-conduto para não usar máscara facial.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Saber Melhor

Saber Melhor

Deixe um comentário

Sobre Nós

Mais importante do que dizer quem somos é informar o que temos a oferecer para você aqui no site “saber melhor”. Somos um grupo de pessoas com as mais diversas profissões e experiências. Médicos, advogados, psicólogos, jornalistas, pais, mães e irmãos de crianças com deficiência, dentre outros, que somamos as nossas experiências e conhecimentos para trazer informações úteis e de qualidade para tornar a sua vida menos complexa. E o melhor, tudo inteiramente de forma gratuita. Leia mais

Artigos Recentes

Siga-nos no Facebook

Conteúdos Relacionados

Nosso Twitter