Amizades formadas na comunidade da síndrome de Down

Amizades formadas na comunidade da síndrome de Down

26 de junho de 2019 0 Por Saber Melhor

amizadeé uma característica bem peculiar do brasileiro. Um povo sorridente, caloroso e que gosta de confraternização. A amizadee a solidariedade são características que deveriam andar de mão dadas e, em geral, pensamos que assim ocorre. Mas, muito do que chamamos “amizade” nem sempre pode ser qualificado como tal. A maioria da população confunde amizade com coleguismo. Quando a coisa aperta, muitos dos “amigos” se vão, mas, a boa notícia, é que os bons e verdadeiros amigos aparecem na hora do aperto.

Na amizade verdadeira, aquela que se prova nos momentos mais difíceis, se percebe a presença de atributos que merecem ser valorizados, tais como honestidaderesponsabilidade, cortesiaotimismosolidariedade. O verdadeiro amigo é aquele que quer o nosso bem-estar. O verdadeiro amigo é aquele que tira um tempo para ler até o final e ainda compartilhar os nossos textos, que visam ajudar.

As amizadesmais fortes são aquelas formadas diante das dificuldades, quando todos podem mostrar o seu verdadeiro “eu”. Quando a solidariedade pode florescer.

E os conceitos acima são mais do que teoria, se fazem vivos, por exemplo, na maioria das conexões sociais dos pais de crianças com deficiência. Cuidar de uma criança com síndrome de DownParalisia CerebralAutismo,TDAHmuitas vezes é cansativo, nos leva além dos limites das nossas forças. 

Por mais lutador e bravo que você seja, vez por outra, nosso lado humano aparece e nossas fraquezas pulam como milho na panela. E tudo bem que isso aconteça. Conosco acontece toda hora. A humanidade, os nossos instintos são muito fortes, mas a fraqueza faz parte da força que é levantar, sacudir a poeira e continuar em frente. E a amizade de muitos, como você que lê esse texto, têm nos ajudado a levantar e seguir em frente.

Ter um grupo de apoio, de solidariedade, que se forma em volta dos nossos filhos e das deficiências deles e das nossas, é essencial para que possamos promover o bem-estar dos nossos filhos e compartilhar essa deliciosa experiência. Se engana, a maioria vai concordar, quem acha que o isolamento é uma forma de enfrentar as dificuldades que vem conjuntamente com a necessidade de estimular. A troca de experiências faz os fardos mais leves e as vitórias mais saborosas, como a maioria dos que nos seguem já experimentou.

Um grupo que experimenta as mesmas dificuldades e fraquezas, também comunga de soluções e da força para recobrar o otimismo, para desenvolver a resiliência, a flexibilidade necessária para respeitar as diferenças e promover a paz e o desenvolvimento dos nossos filhos, a nossa própria e de toda a comunidade.

Com humildade, honestidade, responsabilidade e perseverança podemos desenvolver o amor-próprio em nossos filhos, torna-los conscientes e felizes com as inúmeras conquistas que terão ao longo da vida.

O que percebemos, com imensa felicidade, é que a esmagadora maioria das pessoas com deficiência, seus familiares e amigos desenvolvem uma mentalidade de otimismo e de esperança. Nunca desistem, aprendem a se tornar mais fortes e que o fazem de forma coletiva. Imensamente agradecemos aos que se juntaram a nós em nossos grupos em redes sociais.

O contraste é evidente e deve trazer reflexão. A deficiência antes de ser um problema ou dificuldade, é o elo que nos une, que nos faz fortes. A ansiedade, a insegurança, o descaso de muitos é muito menor do que a força que nos move. A integridade e a honestidade da imensa maioria das pessoas que nos cercam é uma das fontes de força da qual nos alimentamos.

Agradecemos, de verdade, todos que se juntaram à nós e, por antecipação, aos que ainda vão se unir a nossa luta pela promoção de melhores condições de estimulação para os nossos filhos e para todas as crianças com deficiência.

Em agradecimento, totalmente gratuitamente, continuaremos compartilhando dicas de estimulação e, em breve, teremos um canal no You Tube, em que iremos compartilhar muito mais material. Se você ainda não se juntou ao site Saber Melhor, não perca mais tempo, junte-se a nós em nossas redes sociais. Convide os seus amigos, vamos tornar a nossa comunidade de inclusão ainda mais forte.

Compartilhe