Busque na própria escuridão a luz e as forças que regem o comportamento humano.

Busque na própria escuridão a luz e as forças que regem o comportamento humano.

8 de outubro de 2019 0 Por Saber Melhor

A estupidez humana é infinita. Você vai se deparar com a estupidez de várias pessoas ao longo da vida. A sua própria estupidez vai lhe assustar de tempos em tempos. Encare a realidade – a estupidez humana – como uma oportunidade de aprendizado.

Bode expiatório

Deixe de procurar bodes expiatórios. Procure, em você mesmo, as raízes dos sentimentos que a estupidez dos outros e a sua própria despertam. Explicações simplistas são confortáveis, mas, em geral, distantes da realidade. Busque na escuridão do seu interior a causa de tudo o que lhe incomoda.

Ter claridade sobre os próprios sentimentos transformará o curso da sua vida. Saber que somos governados por reações inconscientes é libertador e curativo. Para mudar o mundo ao nosso redor, precisamos começar arrumando as nossas próprias casas.

Raiva

Examine, por alguns instantes, os momentos em que já sentiu raiva. Ao invés de dizer e pensar que tal sentimento foi causado pela sociopatia do outro, busque as raízes internas que permitiram o afloramento desse sentimento. Qual o gatilho da sua raiva ou frustrações?

Sistema Nervoso Central

Nossas emoções são desenhadas e governadas pelo nosso sistema nervoso central, que vem sendo desenhado há mais de 5 milhões de anos através da evolução da espécie humana. Somos, todos, muito mais parecidos do que diferentes. 

Determinados aspectos da nossa infância moldarão nosso caráter e reações, o ambiente nos influenciará, mas, na verdade, não passam de gatilhos para as mais diversas conexões cerebrais que temos e que se desenvolveram desde o início da espécie humana.

Conscientes da nossa estupidez, das tendências que decorrem da nossa natureza humana, tornar-se-á mais fácil compreender as forças que governam o comportamento dos demais.

Resultado

A autoconsciência vai lhe transformar em um observador mais sagaz do comportamento e das reações humanas. Por conseguinte, vai agregar racionalidade ao seu cotidiano. Vai lhe poupar dos dramas que cotidianamente sugam nossas forças.Pergunte-se os motivos de todos os seus atos, pensamentos e reações. Entenda de onde eles nascem. Aprenda a entender os demais, entendendo, primeiro, a si mesmo. Você poderá, ao compreender a própria natureza, evitar comportamentos negativos. Aprenderá a se defender da negatividade que emana de outros. Você somente se tornará uma pessoa melhor, quando perceber quem você é.

Compartilhe