Conheça os mitos sobre a água com gás

Conheça os mitos sobre a água com gás

22 de julho de 2019 0 Por Saber Melhor

Todo mundo sabe que é preciso beber bastante água todos os dias. Mas será que o mesmo vale para água com gás? Amada por muitos, essa bebida pode ser usada como uma substituta mais saudável ao refrigerante – é só preparar um suco da fruta com essa água que o resultado é bem parecido. Mas será ela realmente faz bem para a saúde?

Para começo de conversa, ao contrário do que alguns pensam, água com gás não prende o intestino. Pelo contrário, ajuda na digestão. Inclusive, estudos mostram que o produto pode ser um grande aliado no combate à prisão de ventre.

Celulite

Também se engana quem diz que água com gás dá celulite. Ela nada mais é do que uma inflamação das células gerada pelo acúmulo de toxinas no corpo. O que sim pode gerar esse problema é a alta ingestão de açúcar, que está presente, por exemplo, no refrigerante.

Pedras nos rins

Mais um mito: as pedras nos rins são pequenos cristais formados devido a uma alta concentração de cálcio. Mas nem o mineral e nem outras substâncias que formam o cálculo – como fosfato, oxalato, e carbonato – estão presentes na água com gás, o que mostra que ela não é tão perigosa quanto parece.

Dentes

E faz mal para os dentes? Sim e não, digamos assim. Isso porque há estudos que mostram os efeitos negativos do refrigerante em relação aos dentes. Mas, quanto à água com gás, eles são mais inconclusivos. O que se sabe é que ela possui um Ph ácido, mas o seu dano no esmalte dos dentes não é tão grande.

Pressão arterial

Para finalizar, um fato concreto: água com gás aumenta a pressão arterial. Embora esse seja um lado negativo, é preciso ressaltar que não é exatamente uma regra. Isso porque o que faz a bebida aumentar a pressão arterial é a presença de sódio em sua composição, mas algumas contam com um teor menor desse mineral. Mesmo a água mineral pode conter sódio, e, por isso, mais do que simplesmente evitar o líquido. O ideal é ficar atento ao rótulo da embalagem.

Compartilhe