Tenha cuidado com golpes em compras on line

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Compras on line

A realização de compras on line se tornou extremamente popular durante o período da pandemia. Difícil não encontrar alguém que não tenha, durante a pandemia, usando aplicativos para realização de compras. É esperado que mesmo após a vacinação em massa da população, as compras on linecontinuem crescendo. Ao lado das facilidades, surgiram os perigos de golpes aplicados na Internet.

Todo negócio muito vantajoso é perigoso

O consumidor não deve acreditar em ofertas que tragam vantagens desproporcionais. É sempre bom buscar referências idôneas e utilizar alguma forma de compra segura.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal, recentemente, julgou um caso em que o consumidor foi enganado ao comprar uma motocicleta pela plataforma OLX. Ao negar o pedido de indenização formulado pelo consumidor, ficou destacado que:

  • (…) o requerente não teria agido com o dever de cautela necessário à concretização de negócio jurídico em ambiente virtual, seja em relação ao valor da venda (R$ 9.000,00), que estaria em aparente dissonância ao da tabela FIPE, seja pela realização da respectiva transferência para conta corrente de beneficiária estranha à negociação (M. S.P.) e vinculada a banco localizado na cidade de Várzea Grande em Mato Grosso (ID 22909257, p. 3)[1].

Uma regra que sempre deve ser observada é que todo negócio muito vantajoso também é muito perigoso.

Compras por impulso

Uma outra preocupação que os consumidores devem ter é a de não realizar compras por impulso. Em países em que a realização de compras on line já é uma realidade sedimentada a mais tempo, são comuns os casos de pessoas que realizam compras desnecessárias e acabam se endividando.

Não podemos fugir da realidade e devemos tirar proveito das facilidades que a modernidade nos traz, mas, também devemos ter cuidados com os perigos que as facilidades das compras on line trazem.

Devemos sempre estar atentos para não nos deixarmos ser levados pelo apelo de marketing. O ideal é que antes de realizar qualquer compra, façamos uma reflexão por um ou dois dias para saber se realmente precisamos daquele produto.

Busque auxílio

Se você cair em algum golpe ou se arrepender de alguma compra realizada on line, não demore a buscar auxílio de um advogado que atue na área de defesa do consumidor.


[1] JECDF; ACJ 07079.57-81.2020.8.07.0020; Ac. 132.8409; Terceira Turma Recursal; Rel. Juiz Fernando Antônio Tavernard Lima; Julg. 24/03/2021; Publ. PJe 05/04/2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Saber Melhor

Saber Melhor

Deixe um comentário

Sobre Nós

Mais importante do que dizer quem somos é informar o que temos a oferecer para você aqui no site “saber melhor”. Somos um grupo de pessoas com as mais diversas profissões e experiências. Médicos, advogados, psicólogos, jornalistas, pais, mães e irmãos de crianças com deficiência, dentre outros, que somamos as nossas experiências e conhecimentos para trazer informações úteis e de qualidade para tornar a sua vida menos complexa. E o melhor, tudo inteiramente de forma gratuita. Leia mais

Artigos Recentes

Siga-nos no Facebook

Conteúdos Relacionados

Nosso Twitter