É possível congelar novamente os alimentos?

É possível congelar novamente os alimentos?

18 de agosto de 2019 0 Por Saber Melhor

Seja comida que você já comprou congelada ou preparou e colocou no freezer, fica a dúvida: será que dá para recongelar depois de estar em temperatura ambiente? Afinal, às vezes calculamos errado a quantidade necessária para cozinhar e percebemos que não vamos precisar de tudo. Então, pensamos em botar o alimento pra resfriar de novo. Boa ou má ideia?  Vamos tirar as dúvidas.

Posso recongelar alimentos descongelados?

Se você tirou um alimento do freezer, esperou ele resfriar e depois já ia colocá-lo no congelador de novo, é melhor pensar duas vezes. Isso se deve a dois motivos. O primeiro é que o alimento perde nutrientes nesse processo, já que nosso freezer não congela ultrarrápido.

Além disso, há o problema com contaminação microbiológica. A parte externa estará numa temperatura adequada para a proliferação e, ao recongelar, terão mais micro-organismos que no início, então a carga microbiana pode causar algum problema de saúde.

Recongelados em algumas situações

É possível congelar os alimentos frescos após eles serem cozidos e temperados. Pode recongelar após cozer um alimento que antes estava cru e congelado. Por exemplo: um frango que você comprou congelado, fez e agora vai congelar. Quando você muda a estrutura do alimento pela cocção, pode congelar novamente 

Evite descongelar fora da geladeira

Para fazer o descongelamento, o ideal é deixar o alimento na geladeira por 24h ou colocar no micro-ondas utilizando a função adequada. Já se o alimento já estiver cozido, pode botar direto na panela 

Alguns alimentos não podem ser congelados

Mesmo que você siga todas essas regras, é preciso ficar atento a um detalhe: nem todos os alimentos podem ser congelados. O tomate, por exemplo, só pode ir para o freezer se for ser usado depois usado em um refogado ou para virar molho.

Já a maionese ou chantilly não podem ir ao freezer de jeito nenhum, enquanto o leite apenas deve ser congelado se for ser usado em uma receita depois, e não para beber. Na dúvida, sempre pesquise antes se o alimento que quer armazenar realmente pode ir para o congelador.

Compartilhe