Entenda como a quitosana auxilia na dieta

Entenda como a quitosana auxilia na dieta

27 de junho de 2019 0 Por Saber Melhor

Ela sempre é anunciada nos programas vespertinos da TV. Ou pela internet, com anúncios pipocando na tela. Mas você sabe o que é a quitosana e quais são os seus benefícios? Vamos falar um pouco dela 

Trata-se de um remédio natural feito com os esqueletos dos crustáceos, como camarão, caranguejo e lagosta, por exemplo, que pode não só auxiliar no processo de emagrecimento, mas também facilitar a cicatrização e regular os níveis de colesterol no sangue. A quitosana é encontrada na forma de cápsulas.

Benefícios

A quitosana possui vários benefícios para a saúde, sendo os principais: auxilia na perda de peso, pois diminui a absorção de gordura; favorece a cicatrização, já que estimula a coagulação sanguínea; exerce ação antimicrobiana e analgésica; regula o trânsito intestinal; remove proteínas alergênicas de alimentos; diminui a quantidade de ácidos biliares no sangue e regula os níveis de colesterol.

Forma de consumo

É recomendado que o consumo da cápsula de quitosana seja feito no momento das refeições, para que possa começar a agir no organismo, mobilizando a gordura. O consumo é contraindicado para pessoas que possuem qualquer tipo de alergia a frutos do mar, pois pode haver reações alérgicas graves, como o choque anafilático, por exemplo.

Efeito emagrecedor

Por diminuir a absorção de gorduras e eliminá-las nas fezes, a quitosana pode auxiliar na perda de peso. No entanto, para que o emagrecimento seja possível, é necessário aliar o seu uso a uma alimentação equilibrada e prática de atividades físicas regulares.

Quando utilizada sozinha, os benefícios não são duradouros, o que resulta no “efeito sanfona”, em que a pessoa volta a ganhar todo o peso que havia perdido.

Fonte: Estadão conteúdo

Compartilhe