5 benefícios da equoterapia que você precisa conhecer

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Daniel - equoterapia

hipotonia é uma condição comum nas crianças com síndrome de Down e em deficiências neuromusculares. A hipotonia é a diminuição do tônus muscular e da força, o que causa moleza e flacidez.  Uma das formas de combater a hipotonia é utilizando o cavalo como instrumento terapêutico, a denominada equoterapia. O tratamento é oferecido por alguns serviços públicos e os planos de saúde devem custear o tratamento aos seus segurados.

síndrome de Down é uma condição genética que causa um atraso no desenvolvimento intelectual e físico das pessoas que nascem com a alteração cromossômica do gene 21. Além do atraso no desenvolvimento, todas as crianças com síndrome de Down possuem a denominada hipotonia, que causa moleza e flacidez muscular. Para combater a hipotonia, é preciso a realização de estímulos físicos nos músculos.

Através da equoterapia se alcança melhoras no desempenho físico, mental e motor das pessoas com síndrome de Down. O cavalo proporciona movimentos tridimensionais que despertam no corpo do praticante diversos estímulos neuromusculares, combatendo a hipotonia. Na equoterapia há participação de todo o corpo do praticante, promovendo a regularização tônica.

5 principais benefícios da equoterapia

Alguns dos benefícios da equoterapia são:

  • Melhora da postura;
  • Melhora do equilíbrio;
  • Promove a organização e a consciência corporal;
  • Tonifica e estimula a força muscular;
  • Desenvolve a coordenação motora fina

Custeio do tratamento pelo SUS e pelos planos de saúde

O que muitas pessoas não sabem é que o tratamento por meio da equoterapia deve ser coberto pelos planos de saúde. O Sistema Único de Saúde também deve fornecer a modalidade de tratamento.

Infelizmente, para obter o tratamento, muitas vezes, é preciso recorrer ao Poder Judiciário. Tanto o Estado como os Planos de Saúde, comumente, criam obstáculos ao custeio e fornecimento dessa espetacular modalidade de tratamento. Já falamos sobre isso AQUI.

Você conhece algum praticante de equoterapia? Deixe nos comentários a sua experiência.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Saber Melhor

Saber Melhor

Deixe um comentário

Sobre Nós

Mais importante do que dizer quem somos é informar o que temos a oferecer para você aqui no site “saber melhor”. Somos um grupo de pessoas com as mais diversas profissões e experiências. Médicos, advogados, psicólogos, jornalistas, pais, mães e irmãos de crianças com deficiência, dentre outros, que somamos as nossas experiências e conhecimentos para trazer informações úteis e de qualidade para tornar a sua vida menos complexa. E o melhor, tudo inteiramente de forma gratuita. Leia mais

Artigos Recentes

Siga-nos no Facebook

Conteúdos Relacionados

Nosso Twitter