Ganhe mais tempo para estimular o seu filho com deficiência

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Mãe estimulando filho

Pesquisas americanas indicam que mães de filhos com deficiência vivem sob mais estresse do que soldados em zonas de guerra

Se você tem filho com alguma deficiência, sabe os desafios do dia-a-dia. Pesquisa americana indicou que mãe de autistas vivem sob nível de estresse maior do que de soldados em zonas de guerra. Essa é a realidade de quase todas as mães de filhos com deficiência. Pais de crianças com deficiência precisam de dias mais longos. Precisam de tempo para cuidar da própria saúde. Precisam de tempo para estimular os filhos. Se você é servidora ou empregada pública pode conseguir mais tempo para você e para os seus filhos. 

Nossa Constituição Federal tem por princípios a solidariedade e a dignidade da pessoa humana. O Brasil se obrigou em tratados internacionais a proteger as pessoas com deficiência. Garantir condições de que elas possam se desenvolver em igualdade de condições com as demais pessoas. Para garantir o desenvolvimento das pessoas com deficiência os pais precisam participar das terapias de estimulação. A pergunta é como participar, trabalhar e viver se o dia, com as suas 24 horas, é tão curto?

Os desafios são enormes. Fisioterapia. Consultas médicas. Fonoterapia. Equoterapia. Terapia Ocupacional. Inúmeras outras terapias podem garantir um desenvolvimento mais saudável. Os pais querem fazer tudo. Querem garantir um futuro melhor para os filhos. Mas tem o trabalho. O trânsito é cada vez pior, especialmente nas grandes cidades. O número de profissionais especializados é pequeno. Os horários são inconvenientes. As terapias modernas podem auxiliar no desenvolvimento, mas a vida moderna é muito corrida. Falta tempo para tudo. Os pais, especialmente as mães, abrem mão dos cuidados com a própria saúde. Mesmo assim, o tempo é insuficiente.

Para tentar auxiliar os pais de filhos com deficiência, é possível conseguir a redução de até 50% (cinquenta por cento) da jornada de trabalho. Em teoria, o direito é possível para todos os trabalhadores. Na prática, as empresas privadas acabariam demitindo os seus empregados. Situação diferente é a dos servidores e empregados públicos, por possuírem estabilidade no emprego. Na Justiça Federal e na Justiça do Trabalho, em regra, os Juízes concedem liminares para garantir a redução.

O direito a redução de jornada de trabalho, e da carga laboral, encontra fundamento na própria Constituição Federal, em tratados internacionais e na legislação protetiva à maternidade e ao desenvolvimento das crianças, em especial daquelas que possuem alguma espécie de deficiência física ou cognitiva.

A situação de estresse vivenciada pelos pais de filhos com deficiência é maior do que a de soldados em zona de guerra. Todos devem se solidarizar e ter empatia com os pais que vivem essa situação. Procurar o auxílio de advogados que tenham experiência com tais questões é fundamental. Não tenha vergonha de procurar os seus direitos. O futuro do seu filho depende disso. 

Se você conhece alguém que tenha filho com deficiência, compartilhe a informação. Seja solidário.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Saber Melhor

Saber Melhor

Deixe um comentário

Sobre Nós

Mais importante do que dizer quem somos é informar o que temos a oferecer para você aqui no site “saber melhor”. Somos um grupo de pessoas com as mais diversas profissões e experiências. Médicos, advogados, psicólogos, jornalistas, pais, mães e irmãos de crianças com deficiência, dentre outros, que somamos as nossas experiências e conhecimentos para trazer informações úteis e de qualidade para tornar a sua vida menos complexa. E o melhor, tudo inteiramente de forma gratuita. Leia mais

Artigos Recentes

Siga-nos no Facebook

Conteúdos Relacionados

Nosso Twitter