Importância de distinguir relações sociais das relações de mercado

A vida apresenta diferentes situações e modalidades de relacionamento interpessoais. Dentre as diversas distinções possíveis, entender quando uma relação é regida por regras sociais ou pelas leis de mercado é muito importante.

COMPORTAMENTO

6/30/2022 1 min read

Existem algumas coisas que não tem preço, mas valor. Algumas relações são sociais, não devendo a elas ser empregada as leis de mercado, de oferta e procura e de precificação. Em outras modalidades de relacionamento, o que deve viger é a lei de mercado. A medida a ser aplicada é a financeira.

Se o pedido for regido pelas relações sociais, não terá preço. Você pode, e deve, ao final do esforço, convidar o seu amigo para tomar uma cerveja e pagar pela bebida. Mas isso não será pagamento, será a aplicação de regras sociais e um momento de confraternização. Não é preciso proporção entre o valor da cerveja e o trabalho desempenhado.

Se, no entanto, o pedido for aplicado as regras de mercado, deixa de se tornar um favor, e passa a ser um contrato. Troca do trabalho por dinheiro. E aí é preciso que se chegue a um preço justo. Pagamento abaixo do valor de mercado é exploração. Se alguém se sente explorado, tenderá a trabalhar menos ou com menor qualidade. Se o patrão se sente explorado, também tende a ser um patrão pior. É a lei da reciprocidade. Trate os outros como gostaria de ser tratado.

Diferenciar quando a uma situação se aplicam as regras sociais ou de mercado é algo primordial no convívio humano. Isso porque raramente as regras sociais e de mercado podem coexistir em um mesmo tipo de relacionamento. É possível que se tenha mais de um tipo de relacionamento com uma mesma pessoa, relações sociais e relações profissionais, mas o cuidado para não misturar as estações deve ser redobrado.

Um exemplo de situação problema clarifica. Alguém contrata um vendedor para a loja em que é proprietária. Com o tempo, empregado e empregadora se tornam namorados. O empregado, por causa da intimidade, começa a não desempenhar as suas funções do modo que deveria. A relação de emprego, que deveria ser regida pelas leis de mercado, passa a se tornar ruim porque foi contaminada pela relação social e, a relação social (namoro) irá ser prejudicada pela relação de mercado (contrato de trabalho).

Imagine que você está mudando de casa. Pede aos amigos que o ajudem a empacotar os seus livros e a arrastar alguns móveis.