Você perdeu o ônibus? Seja você o seu próprio ônibus

A Programação Neuro Linguistica é uma ferramenta poderosa de crescimento pessoal, mas não é uma panaceia transformadora. É preciso atitude. Apenas pensamento positivo não resolve nada.

MOTIVACIONAL

André Soares

4/19/2022 0 min read

Certamente você já ouviu falar em programação neurolinguística e lei da atração. Essas coisas estão na moda. Vários gurus andam pregando que as palavras têm poder e, se você der a eles bastante dinheiro, eles vão te ensinar a transformar palavras em realidade. Veja bem, palavras, realmente, têm poder. Se você estabelece uma atitude mental favorável aos seus propósitos, você já se coloca em situação de vantagem. Ter poder, no entanto, não significa que as palavras sejam mágicas. Se você perdeu o ônibus, ter uma atitude positiva não irá atrapalhar, mas, nenhuma palavra ou pensamento, vai lhe transformar no seu próprio ônibus. Vamos seguir a linha de pensamento e dar uma dica valiosa, para que você não seja enganado e passado para trás.

O pensamento negativo é uma fuga da realidade. Faz com que você enxergue cenários piores do que eles realmente são. É paralisante, porque se tudo vai ficar pior, é melhor não fazer nada. Traz desespero. Perdi o meu ônibus, nunca, jamais, chegarei ao meu destino. O cenário trágico faz com que o seu pensamento fique direcionado ao medo e impede que você veja as possíveis soluções. E, em geral, o pior cenário, em que tudo dá errado, não costuma ser expressão da realidade.

Pensamento positivo é algo bom. Ninguém vai duvidar disso. Mas, tudo na vida precisa de tempero. Se o pensamento positivo não tiver fundamento na realidade, ele é apenas um sonho, um devaneio. Ter os pés bem plantados no chão. Buscar compreender as pessoas e fatos tal qual elas são é o primeiro passo para decisões racionais. Saber que você pode encontrar um caminho ou abrir um novo caminho é uma atitude positiva. Vai indicar para o seu corpo e mente que o esforço racional pode mudar as circunstâncias. O pensamento positivo traz esperança. O pensamento positivo dirá que se você perdeu o ônibus, ao invés de se torna o seu próprio ônibus, você irá buscar, com esperança, uma forma de chegar ao seu destino a tempo ou de reduzir os prejuízos causados pelo atraso.

O grande segredo é buscar analisar os fatos, coisas e pessoas da forma mais distante e realista possível. Devemos cultivar pensamentos negativos, para identificar os obstáculos. Evitar os problemas é torná-los ainda maiores. Mas, ao mesmo tempo, devemos buscar a esperança no pensamento positivo. Buscar alternativas. Se você perdeu o ônibus, ao invés de se tornar o próprio ônibus, talvez buscar um Uber ou taxi. Analisar os custos da alternativa e, racionalmente, decidir se é melhor esperar o próximo ônibus, pegar outra forma de transporte ou adiar a viagem. O grande segredo é não se deixar contaminar nem pela negatividade e nem pela positividade. Buscar sempre uma exata noção da realidade.