Descubra o poder da sua atitude diante dos acontecimentos

Três pedreiros executando a mesma tarefa, descrevem a atividade de formas diferentes. Uma das descrições é surpreendente e revela o grande poder do pensamento.

MOTIVACIONAL

André Soares

4/8/2022 2 min read

Você já deve ter escutado falar que a sua mente tem poder. Talvez ache que essa é uma conversinha para fazer “boi dormir”. Também já pensei assim, em algum grau. Não me surpreendo que você tenha dúvidas sobre o “poder do pensamento”. Na internet existem muitos gurus pregando “fique rico”, “seja feliz”, “se torne sedutor” apenas com o poder da sua força de vontade. E, aqui para nós, um pequeno segredo, a maioria dos tais gurus nem são ricos, felizes ou sedutores. Os “golpes” que alguns falsos gurus tentam aplicar, e muitos caem nos esquemas, deveria fazer com que duvidássemos dos gurus, não do nosso poder mental. Vamos dar um exemplo concreto do que a sua mente pode fazer por você e como você pode se beneficiar disso.

No prédio em que moro estão realizando uma obra. O dia inteiro alguns homens quebram pedras, tiram ladrilhos e usam máquinas barulhentas. As janelas do apartamento estão fechadas, mas, mesmo assim, o barulho é enlouquecedor. Se aqui dentro é insuportável, fico imaginando o quanto é árduo o trabalho desses homens. Curioso, fiz algumas perguntas, na verdade, uma pergunta para alguns deles. E as respostas foram surpreendentes e revelam a força do pensamento.

Os atos e acontecimentos são como fotografias. A nossa atitude mental faz o enquadramento dos atos, fatos e acontecimentos. A pergunta que foi feita aos trabalhadores foi simples: “Como você enxerga o seu trabalho? O que você acha que está fazendo?”. As respostas, diversas, para o mesmo tipo de trabalho revelam a riqueza da mente humana. Uma das respostas, particularmente, foi extremamente inspiradora.

Foram escolhidos três pedreiros. Dois deles pareciam entediados com o trabalho, com a vida. Não é para menos, né? Barulho, calor e poeira tira o humor de qualquer um. Um deles, no entanto, passava um semblante de felicidade e tranquilidade. Aliás, dos três, era o que parecia trabalhar mais arduamente. As respostas foram: 1) “passo o dia quebrando pedra e batendo martelo”; 2) “faço o que me mandam fazer” e 3) “estou tornando o lar de algumas famílias em um lugar mais bonito e alegre”.

Nem é preciso muito esforço para descobrir qual trabalhador parecia mais feliz. Também nem é preciso ser formado em psicologia social pela melhor universidade do mundo para descobrir o poder que a força do pensamento produz na vida e na motivação das pessoas. Só a força do pensamento não quebrará os tijolos, mas tornará essa tarefa menos penosa.

DICA: Crianças com dificuldades em controlar o próprio comportamento, podem se beneficiar com equoterapia, pois quando aprendem a controlar um cavalo, muito mais forte do que elas, verão que podem controlar o próprio impulso.