Quantos litros de água beber por dia e como?

Quantos litros de água beber por dia e como?

29 de julho de 2019 0 Por Saber Melhor

Muito se fala que todos os adultos precisam beber cerca de 2 litros de água por dia. No entanto, este não é o número exato que todas as pessoas precisam, porque a quantidade ideal varia de acordo com o peso da pessoa e também com outros fatores como vida ativa ou sedentária e estação do ano, uma vez que no verão, por causa do suor, é preciso ingerir mais água.

A forma mais correta de saber a quantidade ideal de água que cada pessoa realmente precisa deve ser calculada de acordo com o peso corporal. Jovem ativo até os 17 anos, a conta é de 40 ml por cada quilo. De 18 a 55 anos, são 35 ml por cada quilo. Já de 55 a 65 anos, passa a 30 ml por cada quilo. Por fim, acima de 66 anos, são necessários 25 ml por cada quilo.

Já pessoas que praticam atividade física precisam tomar mais 500 ml a 1 litro de água por cada hora de atividade física, principalmente se transpirar muito durante o treino.

Cuidados

Não se deve consumir mais água do que a quantidade ideal, pois o consumo de água em excesso faz mal, especialmente em casos de insuficiência renal ou retenção de líquidos porque pode prejudicar o funcionamento dos rins.

Benefícios

Beber água ajuda a emagrecer, tratar o intestino preso e melhorar a qualidade da pele. Além disso, é muito importante para o metabolismo porque todas as reações químicas do organismo precisam de água, assim como a produção de enzimas e saliva para digestão.

A água é vital para o controle da temperatura corporal, digestão, circulação sanguínea e a formação de urina. Apesar dos sucos, sopas e frutas conterem água, é importante beber na forma natural, pois o corpo perde líquido ao respirarmos, pelas fezes, suor e pela urina.

Técnicas

Uma boa estratégia para beber água é ter uma garrafa de 2 litros de água mineral por perto. Anotar quando e a quantidade que consumiu também pode ser útil para conscientizar o indivíduo.

Água saborizada

Aromatizar ou saborizar a água com limão, pepino ou folhas de hortelã é uma excelente dica para quem tem dificuldade em beber água pura. Por isso, esta é a técnica ideal para quem prefere beber refrigerantes quando tem sede, por exemplo.

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