Saiba como você pode estar atrasando o desenvolvimento do seu filho e se torne um verdadeiro incentivador.

Saiba como você pode estar atrasando o desenvolvimento do seu filho e se torne um verdadeiro incentivador.

15 de outubro de 2019 0 Por Saber Melhor

Etiquetar e classificar pessoas pelas características que elas apresentam é uma tendência que a maioria das pessoas apresenta. Pensamos em uma pessoa em particular como sendo inteligente, músico, atleta, estudioso, agradável, chato, mal-educado e tantos outros adjetivos positivos e negativos possíveis. No fundo, acreditamos que essa classificação reflete a essência da pessoa. 

Preconceito

Uma das características da adjetivação feita em pessoas é que tendemos a toma-la como definitiva e imutável. Se você taxa alguém como uma má pessoa, ainda que fundado em uma análise rasa e por causa de um evento isolado, você passará a acreditar que essa pessoa jamais será boa. É o que se chama preconceito.

Confirmação

Em razão da crença de que a nossa análise é correta passamos a buscar evidências que confirmem a classificação que fizemos. Se taxamos alguém como impontual, um atraso, mínimo, servirá de confirmação para a classificação que fizemos, ainda que não em outras milhares de oportunidades a pessoa objeto da classificação seja pontual.

O efeito em crianças

Quando a classificação é feita em crianças e adolescentes, os efeitos transbordam a esfera da pessoa que formula a classificação. Crianças e adolescentes são influenciáveis e tendem a acreditar nas palavras e análises que provenham de pessoas com autoridade ou com quem guardem uma relação de afeto.

Essa questão já foi explorada em diversas pesquisas científicas. Se você diz para uma criança que ela não é boa em matemática, o cérebro da criança, ao sinal da menor dificuldade, irá validar a informação e incutir naquela pessoa em formação que ela é incapaz de aprender matemática.

O efeito contrário, positivo, também acontece. O incentivo através das palavras possui um efeito tremendo na formação das pessoas.

Quais características devem ser reforçadas?

Sendo certo que é possível fazer com que alguém incorpore determinadas características à própria personalidade, palavras de incentivo se tornam extremamente essenciais na formação de crianças e adolescentes.

esforço é uma das características que mais deve ser ressaltada. É através do esforço que se supera desafios, que se vence barreiras e que se progride na vida. Além do esforço, ética e honestidade, coroam o brilho das conquistas que forem atingidas.

Ainda não

Em algumas escolas no mundo, quando o aluno não obtém o desempenho desejado, em conjunto é dada anotação: “ainda não, mas, com um pouco mais de esforço, em breve, você conseguirá. Não desista”.

Se for para taxar, classificar alguém, o faça de modo a incentivar o crescimento. Funcione como um motor de propulsão para o outro, não como um âncora. Se você classifica seus filhos, alunos ou qualquer pessoa de forma negativa, pare de fazer isso. Deixe de causar atraso e se torne um incentivador.

Compartilhe