Plano de saúde deve pagar tratamento multidisciplinar para criança com autismo e síndrome de Down

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Daniel

Uma família em São Paulo ajuizou ação de obrigação de fazer objetivando a obrigatoriedade de cobertura de tratamentos multidisciplinares para Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down por parte do plano de saúde. A Justiça determinou ao plano de saúde a cobertura dos tratamentos. A operadora de plano de saúde recorreu ao Superior Tribunal de Justiça.

O plano de saúde sustentou que não possui a obrigação de fornecer tratamento médico não previsto no contrato e não constante do rol da ANS. 

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça reafirmou a jurisprudência no sentido do caráter meramente exemplificativo do rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), reputando abusiva a negativa da cobertura, pelo plano de saúde, do tratamento considerado apropriado para resguardar a saúde e a vida do paciente.

Acerca do tema, o Superior Tribunal de Justiça possui o entendimento no sentido de não ser cabível a negativa de tratamento indicado pelo profissional de saúde como necessário à saúde e à cura de doença efetivamente coberta pelo contrato de plano de saúde, independentemente de sua previsão no rol de coberturas obrigatórias da Agência Nacional de Saúde.

A decisão foi proferida no processo STJ; AgInt-REsp 1.912.161; Proc. 2020/0335539-0; SP; Terceira Turma; Rel. Min. Ricardo Villas Boas Cueva; DJE 03/09/2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Saber Melhor

Saber Melhor

Deixe um comentário

Sobre Nós

Mais importante do que dizer quem somos é informar o que temos a oferecer para você aqui no site “saber melhor”. Somos um grupo de pessoas com as mais diversas profissões e experiências. Médicos, advogados, psicólogos, jornalistas, pais, mães e irmãos de crianças com deficiência, dentre outros, que somamos as nossas experiências e conhecimentos para trazer informações úteis e de qualidade para tornar a sua vida menos complexa. E o melhor, tudo inteiramente de forma gratuita. Leia mais

Artigos Recentes

Siga-nos no Facebook

Conteúdos Relacionados

Nosso Twitter