Updated : ago 06, 2019 in Motivacional

Veja algo que você pode mudar na sua vida para ganhar mais dinheiro, ser mais feliz e evitar levar um tiro.

A maioria das pessoas que crescer. Torna-se melhor. Evoluir. Você tem dentro de si o desejo de fazer o bem. Essa é uma batalha da nossa existência. A maior dificuldade é engolir o próprio ego. Vamos analisar como algumas pessoas conseguiram. Vamos ver o que impede você de conseguir. Veja as armas que você pode usar.

Duas pessoas entram em conflito. Uma delas diz que não fará algo. Está errada. Todos dizem que ela está errada. O que acontece, ela insiste no erro. Quando mostramos a alguém que ele está errado atiçamos a soberba. Mexemos com os sentimentos mais bisonhos da nossa existência.

A insistência no erro não é por amor ao erro. Talvez nem seja mau caratismo. A soberba, a arrogância, a vontade de ter a última palavra move as nossas ações. Vindo a soberba, virá também a afronta. A soberba é a inimiga mortal da sabedoria.

Uma situação corriqueira ajuda a entender como a arrogância se instala. 

Um acidente de carro. Alguém bate na traseira do seu veículo. Você, nervoso, deixa o carro e aos berros ofende a pessoa. Dá-se início a uma discussão. O causador da batida, não por causa do acidente, mas do orgulho ferido, se recusa a fornecer os dados do seguro ou a pagar pelo conserto. Por orgulho, pagará somente na Justiça, depois do último recurso. Muitas vezes a história termina em tragédia. Muitos já levaram tiros e morreram em situações banais.

Mesmo acidente. Mesmos envolvidos. Controla os nervos. Pergunta ao causador do acidente se está tudo bem, se ele se machucou. Tenta acalmar os ânimos. Mostra solidariedade. Tenta compreender e não o acusa de nada. Sem orgulho ferido, sem soberba, não há razão para não fornecer os dados do seguro e para não se buscar uma solução pacífica. Mudando a atitude, você evita perder dinheiro e até levar um tiro em uma briga de trânsito.

Conto um pequeno segredo. Também me deixo levar pela soberba e pelo orgulho ferido. Abrir mão de dinheiro até é fácil. Engolir a humilhação não. A maioria das pessoas é assim. Quantos não honram com as suas obrigações apenas por pirraça. Muitos preferem ter a fama de desonestos do que cogitar aceitar abaixar a cabeça. A soberba nos leva à estupidez e ao acirramento de ânimos. Por soberba, aceitamos até nos prejudicar, desde que o adversário também perca. Racional? Não, humano, demasiadamente humano.

A arma para conquista da melhora pessoa é sempre se perguntar: estou agindo com a razão ou pelo impulso do orgulho ferido? Estou agindo por estar certo ou sendo teimoso porque alguém disse que estou errado?

Desejamos que o texto ajude aos que o lerem a refletir sobre os próprios atos. Vale a pena prolongar as desavenças por pirraça? Vale a pena perder dinheiro e prestígio? Vale a pena o risco de levar um tiro, de morrer, como acontecem em tantas brigas de trânsito?

Agora que compartilhamos esse pensamento, gostaríamos de pedir um pequeno favor. Sabemos que o seu tempo é precioso e, pedimos desculpas pelo incômodo do pedido. Vamos entender se você não puder dispor de alguns pequenos segundos para nos ajudar.

Se você compartilhar, ficaremos muito gratos e felizes. Desde já, muito obrigado por clicar o botão de curtir e compartilhar.

Veja isso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *