Você é um animal racional ou emocional?

Você é um animal racional ou emocional?

25 de julho de 2019 0 Por Saber Melhor

Qual a sua real natureza? Vivemos cercados de tecnologia. Nunca antes tivemos acesso a tantas soluções automatizadas e racionalizadas. Evolutivamente estamos preparados para a modernidade? As suas decisões são racionais? Temos plena consciência do que fazemos?

Você já experimentou aquela sensação de que tem uma borboleta dentro da sua barriga? Em algum momento já viu uma pessoa e imediatamente teve a sensação de que não gosta dessa pessoa? 

Esses sentimentos são frutos das nossas emoções.

Diante do perigo, as nossas reações são as mesmas que os nossos ancestrais teriam nos primórdios da humanidade. Fugir ou lutar. O nosso cérebro não acompanha o ritmo da evolução tecnológica. Somos desenhados da mesma forma que os nossos ancestrais mais remotos.

Dentre todos os animais, o ser humano é o mais complexo. É o único que tem a capacidade de transformação radical do ambiente externo – para o bem e para o mal. A nossa transformação evolutiva não acompanha a velocidade da evolução tecnológica.

Somos dominados por estruturas psicológicas e químicas complexas que, em certa medida, retiram o nosso livre arbítrio.

Vejamos o que a publicidade nos faz fazer. Sabemos que a chamada “junk food” nos faz mal, mas, a maioria de nós não consegue resistir ao apelo publicitário. Somos levados a consumir o que não precisamos e, muitas vezes o que não desejamos, porque empresas conseguem atingir os nossos gatilhos reacionais mais primitivos.

Convidamos o leitor a um exercício mental. Pense nas suas últimas decisões. Foram, realmente conscientes? Foram fruto da razão ou das emoções? A razão busca validar as emoções?

Deixamos a pergunta no ar: Você é um animal racional ou emocional?

Compartilhe