Zolgensma aprovado no Canadá e no Reino Unido para Atrofia Muscular Espinhal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Zolgensma

Reino Unido aprovou o uso da medicação, conforme notícia veiculada na página oficial do The National Institute for Health and Care Excellence (NICE)[1].

A medicação foi aprovada ao custo de £1.79 milhão e setecentos e noventa mil libras esterlinas, aproximadamente R$ 12 milhões de reais. Consta, em tradução livre:

Apesar do alto custo do tratamento, ele pode ser recomendado para ser usado no NHS (SUS do Reino Unido), por causa das evidências dos benefícios excepcionais em bebês, potencialmente permitindo que eles alcancem marcos normais de desenvolvimento. (…) O comitê concluiu que o Zolgensma representa o desenvolvimento de um importante tratamento para a Atrofia Muscular Espinhal. Para alguns bebês que são diagnosticados antes de desenvolverem todos os sintomas, podemos estar diante de algo próximo a cura.

A agência sanitária canadense, Canadian Drug Expert Committee[2], equivalente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) brasileira, no dia 26 de março de 2021, aprovou o registro da medicação Zolgensma para tratamento da Atrofia Muscular Espinhal.

Trata-se de mais um passo importante para no desenvolvimento de terapias para tratamento da Atrofia Muscular Espinhal. Embora a agência canadense tenha estabelecido algumas condições para reembolso diversas da que consta na bula da medicação, ainda assim é uma medida para ser comemorada.

Uma das condições impostas pela agência canadense é que a medicação seja aplicada em crianças com menos de 6 meses de idade, sintomáticas ou pré-sintomáticas que tenham entre uma e três cópias do SMN-2. Também condicionam a aplicação para crianças que não estejam sob permanente alimentação ou ventilação mecânica. A cobertura será para dose única, não havendo cobertura para doses adicionais. Também condicionaram o fornecimento da medicação à redução do preço do medicamento.

É importante destacar que as condições estipuladas pela Agência Canadense não podem ser transpostas automaticamente para a realidade brasileira. Lá, o teste do pezinho ampliado e o diagnóstico precoce já são políticas públicas bem estabelecidas, diversamente do que acontece no Brasil.

Além disso, da leitura dos documentos produzidos pela agência canadense, a definição da idade limite de 6 meses se deu por razões puramente econômicas e não com fundamentos técnicos.O Brasil, mais uma vez, está atrasado na formulação de políticas públicas que visam dar qualidade de vida e saúde à população. É urgente que o Sistema Único de Saúde incorpore o Zolgensma ao arsenal terapêutico para tratar a Atrofia Muscular Espinhal.


[1] https://www.nice.org.uk/news/article/nice-approves-life-changing-gene-therapy-for-treating-spinal-muscular-atrophy

[2] https://cadth.ca/sites/default/files/cdr/complete/SG0649%20Zolgensma%20-%20CDEC%20Final%20Recommendation%20March%2026%2C%202021%20for%20posting.pdf

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Saber Melhor

Saber Melhor

Deixe um comentário

Sobre Nós

Mais importante do que dizer quem somos é informar o que temos a oferecer para você aqui no site “saber melhor”. Somos um grupo de pessoas com as mais diversas profissões e experiências. Médicos, advogados, psicólogos, jornalistas, pais, mães e irmãos de crianças com deficiência, dentre outros, que somamos as nossas experiências e conhecimentos para trazer informações úteis e de qualidade para tornar a sua vida menos complexa. E o melhor, tudo inteiramente de forma gratuita. Leia mais

Artigos Recentes

Siga-nos no Facebook

Conteúdos Relacionados

Nosso Twitter