Erik Erikson: Um Olhar Profundo Sobre o Arquiteto da Identidade Humana
Erik Erikson (1902-1994) é mais conhecido por sua teoria de desenvolvimento psicossocial e o conceito de crise de identidade. Suas teorias marcaram um importante deslocamento no pensamento sobre personalidade, ao invés de se concentrar simplesmente em eventos da primeira infância, sua teoria psicossocial examina como influências sociais contribuem para nossas personalidades ao longo de toda a nossa vida.
Infância e Formação de Identidade de Erikson
Erik Erikson nasceu em Frankfurt, Alemanha, no dia 15 de junho de 1902. Sua jovem mãe judia, Karla Abrahamsen, criou Erik sozinha por algum tempo antes de casar-se com o médico Theodore Homberger. A realidade de que Homberger não era seu pai biológico foi mantida em segredo por muitos anos. Quando Erikson finalmente descobriu a verdade, ele ficou com um sentimento de confusão sobre quem realmente era.
Esta experiência precoce ajudou a despertar seu interesse na formação de identidade. Ele explicaria mais tarde que, como uma criança, muitas vezes sentia confusão sobre quem ele era e como ele se encaixava em sua comunidade.
Jovem Adulto e Carreira no Ensino
É interessante notar que Erikson nunca obteve um diploma formal em medicina ou psicologia. Enquanto estudava no Das Humanistische Gymnasium, ele tinha interesse principalmente em matérias como história, latim e arte.
Após um breve período na escola de arte, ele decidiu sair e passou um tempo viajando pela Europa com amigos e refletindo sobre sua identidade.
A Vida Familiar de Erikson
Erikson conheceu uma instrutora de dança canadense chamada Joan Serson, que também lecionava na escola onde ele trabalhava. O casal se casou em 1930 e teve três filhos. Seu filho, Kai T. Erikson, é um notável sociólogo americano.
As Teorias de Erickson
Erickson contribuiu com várias teorias para o campo da psicologia. Duas de suas mais conhecidas tratam do desenvolvimento psicossocial e da identidade.
8 Estágios do Desenvolvimento Psicossocial
A teoria do desenvolvimento psicossocial de Erikson é centrada no que é conhecido como princípio epigenético, que propõe que todas as pessoas passam por uma série de oito estágios. Em cada estágio psicossocial, as pessoas enfrentam uma crise que precisa ser resolvida com sucesso para desenvolver a qualidade psicológica central de cada estágio.
Crise de Identidade
Erikson cunhou o termo “crise de identidade” e acreditava que era um dos conflitos mais importantes que as pessoas enfrentam durante o processo de desenvolvimento.
Contribuições de Erik Erickson para a Psicologia
Erik Erikson passou um tempo estudando a vida cultural dos Sioux de Dakota do Sul e dos Yurok do norte da Califórnia. Ele utilizou o conhecimento que obteve sobre influências culturais, ambientais e sociais para desenvolver ainda mais sua teoria psicanalítica.
Erikson também contribuiu para a nossa compreensão da personalidade conforme ela é desenvolvida e moldada ao longo da vida.
Gostou do que leu até agora e quer saber mais sobre Erikson e suas teorias? Siga nosso Instagram @Saber.Melhor e acesse www.sabermelhor.com.br para continuar lendo sobre esse incrível psicanalista e suas contribuições para a compreensão da personalidade humana.