A imigração baseada em emprego é uma opção viável para indivíduos que desejam trabalhar e viver nos Estados Unidos. Entre as várias categorias de vistos disponíveis, a primeira preferência EB-1 é uma opção atraente para aqueles que possuem habilidades extraordinárias, são professores ou pesquisadores destacados, ou são executivos ou gerentes multinacionais.
Elegibilidade para o EB-1
Existem três categorias principais para elegibilidade ao visto EB-1:
Habilidade Extraordinária
Para se qualificar nesta categoria, o indivíduo deve demonstrar habilidade extraordinária em ciências, artes, educação, negócios ou atletismo através de aclamação nacional ou internacional sustentada. O indivíduo deve atender pelo menos 3 dos 10 critérios listados abaixo, ou fornecer evidências de uma conquista única (por exemplo, Pulitzer, Oscar, Medalha Olímpica) e evidências de que continuará a trabalhar na área de sua especialidade.
Professores e Pesquisadores Destacados
Os indivíduos que desejam se qualificar nesta categoria devem demonstrar reconhecimento internacional por suas realizações notáveis em um campo acadêmico específico. Eles devem ter pelo menos 3 anos de experiência em ensino ou pesquisa nessa área acadêmica e devem estar entrando nos Estados Unidos para buscar uma posição de ensino com direito a permanência ou uma posição de pesquisa comparável em uma universidade, instituição de ensino superior ou empregador privado.
Executivos ou Gerentes Multinacionais
Para se qualificar nesta categoria, o indivíduo deve ter sido empregado fora dos Estados Unidos por pelo menos 1 ano nos 3 anos anteriores à petição ou à admissão legal mais recente de não imigrante, se já estiver trabalhando para o empregador peticionário dos EUA.
Processo de Aplicação
O processo de aplicação varia dependendo da categoria de elegibilidade. Para habilidade extraordinária, o indivíduo pode se aplicar preenchendo o Formulário I-140, Petição para Trabalhador Estrangeiro. Para professores e pesquisadores destacados, e executivos ou gerentes multinacionais, o empregador dos EUA deve preencher o Formulário I-140.
Família de Titulares de Visto EB-1
Se a petição I-140 for aprovada, o cônjuge e os filhos solteiros menores de 21 anos do titular do visto podem ser elegíveis para solicitar a admissão nos Estados Unidos na condição de imigrantes E-14 ou E-15, respectivamente.
Para mais informações, consulte a fonte oficial: USCIS. Para um guia mais detalhado sobre o assunto, considere adquirir o nosso E-BOOK. Acompanhe nossas notícias sobre o MERCADO DE TRABALHO NOS ESTADOS ÚNIDOS.