“Não segure suas emoções.” Este é um conselho comum de especialistas em saúde mental. Mas você já se perguntou por quê? E o que significa realmente “expressar emoções”? Neste post, vamos explorar o que você precisa saber sobre a expressão de emoções e como isso afeta nossa saúde mental, com base em informações do Verywell Mind 1.
O Problema de Suprimir Nossas Emoções
Quando as emoções são reprimidas, não liberadas ou processadas, elas afetam nossos corpos e mentes. Pesquisas mostram que quando uma pessoa resiste, suprime ou ignora suas emoções, isso pode levar a condições de saúde mental como depressão e ansiedade, e doenças físicas como doenças cardíacas, distúrbios autoimunes e problemas gastrointestinais.
A Importância de Expressar Emoções
Além de lançar uma luz negativa sobre as mulheres por expressarem emoções, a sociedade muitas vezes ridiculariza os homens por mostrarem as suas. Atitudes que tornam menos “masculino” mostrar tristeza, luto ou dor prejudicam os homens e sua saúde mental. Isso desvaloriza o poder de possuir a plenitude de como você se sente.
Felizmente, a sociedade está se tornando mais aberta à conexão entre saúde mental e compartilhamento de emoções. Gerenciar emoções tem ajudado pessoas que estão lidando com transtornos de saúde mental. Enquanto processam a dor ou o trauma, a capacidade de chorar e desabafar seus sentimentos é catártica.
Como Lidar com Emoções de Forma Saudável
Você não pode necessariamente controlar como se sente. Mas você pode encontrar maneiras saudáveis de gerenciar esses sentimentos, o que lhe dá mais poder para lidar com eles quando surgem. Especialistas dizem que meditação, manter um diário, compartilhar com um amigo e terapia profissional são técnicas que você pode usar para ajudar a lidar com as emoções.
É também benéfico normalizar a expressão de emoções. Os pais devem conversar com seus filhos sobre poder compartilhar como estão se sentindo. Eles também não devem ter medo de chorar na frente de seus filhos e ajudá-los a entender que ter sentimentos é uma parte da vida.
Conclusão
Todos nós temos emoções. Todos nós lidaremos com elas de uma forma ou de outra. Fazer um esforço para entender seus sentimentos e usar ferramentas para ajudá-lo a processá-los beneficiará sua saúde física, mental e emocional.
Lembre-se, estas são orientações gerais e é sempre recomendado buscar auxílio profissional antes de tomar qualquer decisão que possa afetar sua saúde.
Para mais informações e recursos sobre saúde mental e bem-estar, siga o Saber Melhor no Instagram e confira nosso Blog.