Saiba porque você deve parar de usar a palavra retardado
A palavra retardado é ofensiva e desrespeitosa para os indivíduos com deficiências intelectuais, como síndrome de Down. É usada para ofender e insultar. A expressão retardado mental já caiu em desuso para se referir às deficiências intelectuais. Pare de usar a palavra retardado. Se quer usar uma palavra com a letra R, use respeito.
A origem da palavra retardado
A língua sofre evolução. O verbo retardar significar tornar lento. Retardado era usado para expressar alguém de pensamento mais lento. A palavra retardado, quando começou a ser utilizada, tinha a intenção de substituir palavras mais ofensivas.
A palavra retardado foi introduzida como um termo neutro pela “American Association on Mental Retardation” em 1961 e passou a ser utilizado pela Associação Americana de Psiquiatria no manual de diagnóstico e estatísticas das desordens mentais.
Com o tempo, e com o preconceito, a palavra retardado passou a ser utilizada como insulto, como sinônimo de estúpido ou idiota. Como se percebe, é fácil entender as razões de a palavra retardado ser ofensiva.
Eliminando a palavra retardado do nosso cotidiano
Em 2010, defensores das pessoas com deficiências intelectuais começaram a trabalhar para suprimir a palavra retardado da terminologia médica. Em 2010, uma lei, denominada “Rosa’s Law” baniu a expressão retardo mental de todas as leis americanas.
Nova terminologia foi adotada em 2013, na 11ª edição do manual de diagnóstico e estatísticas das desordens mentais. Em 2015, o Código Internacional de Doenças passou a utilizar as expressões desordens do desenvolvimento e deficiência intelectual.
Mais do que as leis, se algo é ofensivo para outra pessoa ou grupo de pessoas, o bom senso exige que eliminemos a palavra retardado do nosso vocabulário cotidiano.
Protestos contra a palavra retardado
Nos Estados Unidos, Canadá, Europa e na Oceania os grupos de apoio às pessoas com deficiência intelectuais são mais organizados do que os grupos brasileiros. Através de protestos e boicotes às marcas, já conseguiram erradicar a palavra retardado de anúncios comerciais, programas de televisão, shows e espetáculos. A palavra com R (R-Word) praticamente não mais é utilizada.
No Brasil, a palavra retardado é ainda utilizada com viés ofensivo em diversos contextos sociais. Não apenas a palavra retardado, mas ainda é comum que se faça referência a doenças ou condições médicos para ofender outros. Um exemplo, é dizer que alguém é autista, para se referir a alguém sem noção ou leproso, para se referir a alguém de quem se deve manter distância.
Qual palavra devemos usar com a letra R?
O dicionário da Língua portuguesa nos oferece uma gama de palavras com a letra R. Passemos a usá-las para transformar a sociedade em um lugar melhor. Segue uma pequena lista de palavras com R que você deve pensar antes de utilizar a palavra retardado:
- Respeito;
- Reciprocidade;
- Responsável;
Seja respeitoso, trate todos com igualdade e consideração. Respeito gera respeito e isso se chama reciprocidade. Vigie e não use um termo que ofende as pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, seja, socialmente, responsável.
Fonte: Very Well Family e redação.