No Saber Melhor, acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para a compreensão. Então, vamos juntos descobrir o que causa a Síndrome de Down.
A causa da Síndrome de Down é desconhecida. Ocorre por algo chamado “não-disjunção”. Durante a formação do óvulo, as duas cópias do cromossomo 21 não se separam como deveriam, resultando em um óvulo com duas cópias desse cromossomo. Quando esse óvulo é fecundado, o bebê resultante acaba com três cópias do cromossomo 21 em cada uma de suas células. A causa desta não-disjunção continua desconhecida.
Sabemos que a chance de ter um bebê com Síndrome de Down aumenta com a idade da mãe; no entanto, cerca de metade dos bebês nascidos com Síndrome de Down nascem de mães com menos de 35 anos, simplesmente porque mais mulheres jovens estão tendo bebês.
É importante esclarecer que a Síndrome de Down não tem nada a ver com raça, nacionalidade, status socioeconômico, religião, ou qualquer coisa que a mãe ou o pai tenham feito durante a gravidez.
E contrariando alguns mitos, não há correlação entre incesto e Síndrome de Down.
Entre duas e quatro por cento das vezes, uma pessoa nasce com a Síndrome de Down Mosaico Translocação (mDs), em que algumas, mas não todas as células, têm uma cópia extra do 21º cromossomo e as outras células não são afetadas. A translocação ocorre quando um pedaço do cromossomo 21 se anexa a outro cromossomo durante a divisão celular.
No caso da Síndrome de Down Translocação Hereditária (uma raridade, ocorre de um a dois por cento de todas as pessoas com Síndrome de Down), um cromossomo 21 extra é herdado de um dos pais.
Esperamos que este texto tenha sido esclarecedor para você. E aí, gostou do conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e siga nosso Instagram @Saber.Melhor para mais informações interessantes. E se você achar que este texto pode ajudar alguém que você ama, por que não compartilhar?
No Saber Melhor, trabalhamos para quebrar mitos e fornecer informações acessíveis para todos. Compartilhe conhecimento, ajude a tornar o mundo um lugar mais esclarecido.