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Deficiência física e adaptações escolares

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A Lei Brasileira de Inclusão, como o próprio nome sugere, visa integrar as pessoas que possuem alguma deficiência na sociedade. A inclusão deve começar desde cedo, na escola. É importante que as adaptações físicas e estruturais permitam a plena integração dos estudantes com deficiência. O ambiente escolar precisa eliminar as barreiras que impeçam a inclusão. As deficiências físicas e cognitivas podem ser congênitas ou adquiridas em algum momento da vida do estudante.

Impacto na educação

As limitações físicas e cognitivas podem trazer certas inibições para que o aluno interaja com os seus pares. É dever dos profissionais da escola promover atividades que facilitem a integração entre alunos com e sem deficiência.

A deficiência física pode, por exemplo, tornar as atividades do dia-a-dia mais cansativas. É preciso, muitas vezes, adaptações no ambiente físico, como, por exemplo, em calçamentos e locais de descanso. É preciso o desenvolvimento da cultura da empatia.

A falta de acessibilidade pode tornar o ambiente estudantil desagradável, influenciando de forma negativa no rendimento acadêmico.

Responsabilidade social

Coletivamente, todos temos responsabilidades para a construção de um mundo melhor. Talvez não possamos promover grandes transformações que façam impacto em todo o planeta, entretanto, sempre é possível modificar o nosso ambiente próximo de forma positiva.

Promover conversas e desenvolver atitudes empáticas sempre trazem benefícios para todos os envolvidos. Pense em algo que você possa fazer para integrar uma pessoa com deficiência na vida em sociedade.

Responsabilidade do Estado e das empresas

Todos devemos fazer a nossa parte na promoção da dignidade humana. Mas a responsabilidade dos indivíduos deve ser acompanhada por atitudes concretas do Estado e das empresas

Devemos criar o hábito de cobrar atitudes dos governantes e dos responsáveis pelas empresas para que criem condições para a plena integração das pessoas com deficiência no ambiente social.

Pense, por exemplo, no seu ambiente escolar. Os banheiros são acessíveis aos alunos e funcionários com deficiência? Existe alguma prática institucional para integrar os alunos com deficiência nas práticas esportivas? As pessoas com deficiência podem ter acesso a todos os ambientes escolares?

Se a resposta for negativa, ainda que você não tenha nenhuma deficiência, pode cobrar a responsabilidade do Estado e da escola para que faça as adaptações necessárias à plena integração das pessoas com deficiência ao ambiente escolar.

Agindo concretamente

Após esta breve reflexão, deixe nos comentários quais iniciativas você já tomou ou que pretende tomar para integrar as pessoas com deficiência no seu cotidiano e no dia-a-dia da comunidade em que você está inserido.

Compartilhe esse texto com os seus amigos, crie um grupo de promoção da inclusão das pessoas com deficiência na sua escola, na sua igreja, no seu clube em seu bairro.

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