A yoga é uma prática antiga que ganhou popularidade nas últimas décadas. Com o crescimento das aulas de yoga online e em casa, estúdios de yoga presenciais e maior atenção da mídia, a yoga se tornou mais acessível. Parte do que tornou a yoga tão atraente para cada vez mais pessoas são os inúmeros estudos científicos que mostram seus incríveis benefícios para a mente e o corpo.
Muitos serviços de streaming e sites oferecem desafios e programas diários de yoga que podem ajudar a construir e manter uma prática diária de yoga, reforçando o hábito. Embora ser ativo de alguma forma todos os dias seja uma excelente maneira de apoiar seu bem-estar geral, você pode se perguntar se é OK fazer yoga todos os dias. Abaixo, analisamos a ciência por trás do que acontece com seu corpo quando você pratica yoga todos os dias para que você possa decidir o que é melhor para você.
Benefícios físicos da Yoga
A yoga pode proporcionar benefícios para todo o seu corpo com diferentes intensidades, desafios e ênfases de habilidades, dependendo do tipo específico de yoga que você escolher. Pesquisas mostram que a yoga pode melhorar moderadamente a força muscular, equilíbrio, mobilidade, flexibilidade do corpo inferior e padrões de movimento funcional.
A yoga é uma forma de exercício de peso corporal que pode aumentar a força, especialmente naqueles novos no treinamento de resistência. Embora não forneça os resultados de força ou construção muscular de levantamento de pesos, é uma forma acessível e eficaz de exercício de resistência. Um estudo mostrou que pessoas que praticaram Hatha yoga por 12 semanas tiveram resultados melhorados em testes de flexões, abdominais e força das pernas.
Flexibilidade, mobilidade e estabilidade são provavelmente os benefícios físicos mais conhecidos da yoga. A natureza da yoga requer equilíbrio, ativação do núcleo e contrações isométricas, que fortalecerão os músculos posturais e aumentarão a consciência corporal. Seu corpo trabalhará para permanecer estável e equilibrado para realizar transições suaves de uma postura para a próxima. À medida que você melhora, sua estabilidade e equilíbrio também melhorarão.
Pesquisas
Pesquisas também mostram que a yoga é uma excelente escolha para melhorar a aptidão funcional, especialmente naqueles que estão se reabilitando de uma lesão ou procurando preveni-la. A prática consistente de yoga leva a uma melhor profundidade de agachamento, mobilidade do ombro e estabilidade do tronco, de acordo com um estudo de atletas universitários que participaram de duas aulas de yoga de 90 minutos por semana durante 12 semanas.
Por último, a yoga tem mostrado melhorar os efeitos de certas doenças e doenças. Em particular, a yoga pode reduzir a dor devido a condições como artrite, dor crônica (costas, pescoço, dores de cabeça) e dor neuropática. Também pode aumentar a função cardiovascular, melhorar o diabetes, reduzir a pressão arterial e combater os efeitos colaterais do câncer de mama. Se você tem uma condição de saúde, fale com um profissional de saúde para ver se fazer yoga todos os dias (ou alguns dias por semana) é certo para você.
Benefícios mentais e emocionais da Yoga
Como uma forma de atividade conhecida pela conexão mente-corpo, a popularidade da yoga aumentou junto com um interesse mais profundo na atenção plena e no bem-estar mental e emocional. Em suas raízes, a yoga sempre incorporou um foco em estar presente, conectar-se ao seu corpo e ao trabalho de respiração, cada um dos quais tem sido mostrado para melhorar a saúde mental e emocional.
Em geral, a prática diária de yoga pode impactar positivamente seu humor, comportamento e saúde mental geral. As práticas diárias de yoga aumentam o foco, facilitam o relaxamento, aumentam a clareza mental e reduzem os efeitos da preocupação e do estresse.
A yoga também é uma ferramenta poderosa para acalmar os níveis de ansiedade. Embora a pesquisa sobre sua eficácia para transtornos de ansiedade seja escassa, para a preocupação e ansiedade do dia-a-dia, a yoga pode proporcionar alívio quando feita de forma consistente.
Depressão
Da mesma forma, a yoga vale a pena tentar se você sofre de transtornos depressivos ou tem níveis elevados de depressão, embora os pesquisadores digam que são necessários mais estudos de alta qualidade para explorar o potencial total da yoga na depressão. A redução do estresse é outro benefício de uma prática diária de yoga. Em indivíduos saudáveis, a yoga serve como um método de reduzir o estresse e melhorar o relaxamento, o que pode levar a escolhas de vida mais saudáveis.
Outra área vital de pesquisa e atenção pública que tem ganhado força é o declínio cognitivo e a saúde do cérebro. À medida que as taxas de Alzheimer e demência aumentam, e a prevalência de TDAH e autismo aumenta, muitas pessoas estão se voltando para práticas de atenção plena como a yoga para alívio e melhoria potenciais.
Praticantes de yoga de longo prazo tendem a ter melhores habilidades cognitivas, como funções executivas e tempo de reação, e a prática de yoga tem mostrado melhorar a memória e pode potencialmente melhorar a cognição, o humor e o equilíbrio para aqueles com demência. Pesquisas promissoras mostram que a yoga pode ajudar a melhorar os resultados para pessoas com TDAH, fornecendo uma maneira de praticar o foco e a atenção plena que pode reduzir a impulsividade e a hiperatividade e melhorar a atenção.
Riscos e perigos potenciais da prática diária de Yoga
A yoga é uma forma relativamente segura de exercício, especialmente se você se ater a um nível com o qual se sinta confortável e que corresponda à sua experiência e habilidades. Nunca ultrapasse a dor e não tente aprofundar qualquer alongamento que pareça estranho ou cause desconforto incomum.
Se você começar a sentirdor em articulações ou áreas específicas que você está alongando todos os dias, pare de fazer qualquer movimento que agrave essas áreas. Realizar movimentos repetitivos todos os dias pode levar a lesões por uso excessivo.
Os riscos de praticar yoga todos os dias são mais sutis. Por exemplo, se você confia apenas na yoga para o seu exercício diário, é provável que não obtenha atividade cardiovascular suficiente ou construa força suficiente em todo o seu corpo para atender às recomendações. Complemente a yoga com formas de exercício de maior intensidade que trabalhem seu coração e grupos musculares pelo menos duas vezes por semana.
A yoga quente provavelmente não deve ser praticada todos os dias e vem com riscos aumentados, incluindo desequilíbrios eletrolíticos e pressão alta. Certifique-se de que você está liberado para frequentar aulas de yoga quente e limite-se a algumas sessões por semana.
Dicas para iniciar e manter uma prática diária de Yoga
Definir um objetivo para começar e manter uma prática diária de yoga é admirável, mas tenha em mente que se você perder um dia ou só conseguir encaixar a yoga em sua rotina semanal algumas vezes, você ainda verá os benefícios.
Quando você começar uma prática de yoga, reserve algum tempo para se familiarizar com as posturas mais comuns. Uma maneira de iniciar sua prática diária de yoga é escolher um pequeno número de posturas básicas e praticá-las ao longo de vários dias até que você as domine. Continue adicionando posturas que você se sinta confortável em realizar, garantindo que você mantenha o alinhamento correto.
Ao escolher um instrutor para seguir em sua prática diária de yoga, certifique-se de que ele é qualificado. Usar serviços de streaming estabelecidos ou estúdios físicos é um bom ponto de partida.
Conclusão
Reservar um tempo para desacelerar e se conectar com sua mente e corpo todos os dias pode proporcionar vários benefícios à saúde, incluindo mobilidade, estabilidade, melhor humor e alívio da dor. É sábio ouvir seu corpo e observar sinais de que você pode precisar de um dia de descanso, especialmente se sua prática de yoga for mais intensa ou extenuante.
Trabalhe em seu alinhamento e certifique-se de que está executando cada postura corretamente para evitar lesões. Aproveitar a yoga começa com a descoberta de um tipo e programação que atendam aos seus objetivos e preferências. Experimente diferentes formas de yoga para encontrar o que funciona melhor para você.
Para mais informações e dicas sobre bem-estar e inclusão, visite a nossa seção BEM-ESTAR E INCLUSÃO. E não se esqueça de seguir o Saber Melhor no Instagram para mais conteúdo inspirador e informativo.